Autor(a): Alonso P.S.R.
Orientador: Profs. Fernandes Elton e Fonseca M.V.A.
Ano: 2004
Resumo: Este trabalho aborda a questão do desenvolvimento do mercado nacional de bens e serviços para a área de gás natural, analisando os constrangimentos hoje existentes ao crescimento da oferta de bens e serviços e propondo estratégias e ações inovadoras para acelerar o surgimento desta oferta. As estratégias e ações sugeridas, são apresentadas na forma de dois modelos de gestão: um voltado para o desenvolvimento de equipamentos pioneiros e outro direcionado para multiplicar a oferta de serviços pelo país, focalizando programas de capacitação do capital humano, assistência tecnológica às empresas e desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada. Os modelos podem ser adotados por uma empresa que pretenda assumir a liderança na comercialização de gás natural, oferecendo a seus clientes não apenas uma commodity (gás natural) mas uma solução energética. As estratégias de inovação aplicáveis a cada modelo são analisadas, discutindo-se as vantagens e os riscos da adoção de cada uma. Um exemplo de mapa conceitual é apresentado demonstrando a interdependência entre tipo de inovação, modalidade de gestão de projetos de desenvolvimento de bens/serviços e tipo de conhecimento demandado. Com o objetivo de avaliar a capacitação dos fornecedores para engajamento em projetos inovadores com as empresas operadoras do segmento de gás natural, é proposta a criação de um Índice de Potencial de Inovação, cuja estrutura é apresentada. As ações propostas objetivam contribuir para viabilizar a meta governamental de aumentar a participação do gás natural na Matriz Energética Brasileira.