Autores: Siqueira, C.PC.; Almeida, D.P.; Renault, T.B.

Veículo: 27ª Conferência ANPROTEC

Ano: 2017

Tipo: Congresso

Resumo: Este trabalho traz uma análise histórica dos movimentos de empreendedorismo institucional na Universidade Federal Fluminense (UFF), integrados sob o guarda-chuva da Agência de Inovação (AGIR). Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa através de uma observação participativa realizada pelos autores durante o exercício de suas atividades na AGIR. Percebe-se que o processo de criação dos mecanismos institucionais que permitiram a interação entre a universidade e a sociedade foi bastante heterogêneo, com períodos de retrocesso e avanço e com a dificuldade de despersonalização das iniciativas envolvidas, os quais estão subordinados ao ambiente acadêmico e suas idiossincrasias. No entanto, o processo de integração entre as iniciativas, ainda em curso, pode potencializar o ambiente de inovação na universidade e trazer mais dinamismo, uma vez que as sinergias entre as elas podem ser melhor exploradas.