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LabrinTOS

Laboratório de Inovação Tecnológica Organizacional e em Serviços

Novidades

Quem Somos

O Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços (LabrInTOS), do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, é um espaço de discussão e criação do novo – um campo de descoberta e de invenção para a inovação.

Pesquisa

O Labrintos dedica-se a pesquisas inovadoras em diversas áreas, buscando soluções tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e o avanço científico.

Linhas de pesquisa

Objetivo: São raras as medidas abrangentes de cultura de inovação, do grau de maturidade organizacional e do potencial de inovação, baseados em modelos sistêmicos e estratégicos e com foco na efetividade da inovação no contexto organizacional. Propõe-se, nesta linha de pesquisa, conceber ferramentas uteis aos gestores que desejem identificar aspectos que necessitam de investimento em termos de novas estratégias e ações que fortaleçam a competitividade organizacional.

Objetivo: Qualquer que seja o cenário… A questão ambiental estará sempre presente como fator crítico de sucesso para empresas industriais e de serviços. Haverá um crescente nível de consciência da sociedade sobre a necessidade de um desenvolvimento sustentado pela adoção de tecnologias de produção mais limpa. As tecnologias convencionais tratam da estabilização e solidificação de resíduos industriais. O Ambiente 21 demanda por IMOBILIZACÃO e APROVEITAMENTO – esse é o objetivo dessa linha de pesquisa.

Objetivo: O conhecimento, associado à imaginação, tornaram-se os fatores principais de produção no novo sistema de criação de riqueza. Os gestores de negócios precisam, porém, de um modelo abrangente dessa realidade, que não enfoque apenas questões econômicas e administrativas das empresas, mas mostre como essas questões devem responder aos choques sociais, tecnológicos e culturais. Assim sendo, o objetivo dessa linha de pesquisa é o estudo da formação de profissionais para o Ambiente 21.

Objetivo: As empresas obtêm retornos decorrentes da conquista de mercados. As quatro fronteiras principais são: ESCALA, ESFERA DE AÇÃO, EXTENSÃO e VELOCIDADE. Para inovação, é importante conhecer a geografia das fronteiras da empresa. A fronteira mais instigante – VELOCIDADE – e relacionada ao ritmo de inovação, consolidação dinâmica e inovação acelerada. Incorporar essa nova abordagem, nos meios e modos de concepção de planos de negócio é o objetivo dessa linha de pesquisa.

Cursos

Artigos, Teses e Dissertações

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